Portugues English Spanish Italian Deutsch French

jericoacoara

Graças a dois fatores: o primeiro é o acesso precário - só se chega à Jeri em veículos com tração nas quatro rodas, depois de muito sacolejo. O segundo é a transformação da região em Área de Proteção Ambiental, o que aconteceu em 1984, e posteriormente em Parque Nacional, em 2002, preservando uma área de cerca de 200 quilômetros quadrados repleta de dunas douradas, mangues e lagoas de águas transparentes. Redes e espreguiçadeiras contornam as águas cristalinas da Lagoa AzulAs lagoas, aliás, são as melhores "praias" de Jeri. A principal é Jijoca, dividida em duas partes: Lagoa Azul, rústica e com barracas simples; e Lagoa do Paraíso, com pousadas confortáveis e restaurantes que oferecem redes e espreguiçadeiras. Por todo o espelho d´água, os bons ventos da região - considerada uma das melhores do país para a prática de esportes náuticos - conduzem jangadas e pranchas de kitesurf, que dividem o espaço em perfeita harmonia. Aproveite o passeio de bugue ou de jardineira pra chegar até lá.

Passeios em Jericoacoara

Passeio de Buggy:
A lagoa de águas transparentes e areia fininha fica a meia hora de bugue de Jeri. A dica é curtir, primeiro, o lado rústico, na área conhecida como Lagoa Azul, que oferece passeios de jangada.
Além de ir até Tatajuba com raras belezas...
 
Pedra Furada:
A Pedra Furada, um dos famosos cartões-postais de Jeri, fica a trinta minutos de caminhada a partir da praia de Jericoacoara (seguindo à direita). No caminho, mergulhe na praia Malhada.
 
Quadriciclo:
É possível fazer tours diversos com os equipamentos, como a Lagoa da Torta, em Tatajuba. Para quem tem pouco tempo, a dica é o passeio até a lagoa do Cavalo Marinho, com cerca de duas horas de duração, passando pela praia de Mangue Seco.
 
Wind e Kitsurf:
Considerada um dos melhores pontos do litoral brasileiro para a prática de esportes náuticos, Jeri e seus bons ventos acabam enfeitiçando quem chega até lá apenas para conhecer o paraíso. As escolinhas nas praias de Jericoacoara e do Preá ensinam as primeiras manobras para quem não tem intimidade com os equipamentos.

Noite de Jericoacoara

A animada noite de Jeri começa na rua Principal, pertinho da praia, onde barracas de caipirinha abastecem nativos e turistas. De lá, a turma segue para os forrós, sambinhas ou bares com música ao vivo, que costumam terminar por volta das duas da manhã. Entre as opções, Forró da Dona Amélia, que acontece as quartas e sábados; e o Maloka (Rua da Igreja), às quintas. Para beber, petiscar e ouvir um som, as dicas são Samba Rock e ZChopp, perto das barracas de caipirinha; e o Tortuga, na Rua São Francisco. No fim da noite, todos os caminhos levam à padaria Santo Antônio - a partir das duas da matina tem pão francês, de queijo, de coco e de banana saindo quentinho do forno!

Telefones úteis

Terminal de Ônibus de Jericoacoara: - Fixo - (88) 36210211
Hospital - Fixo - (88) 36691299
Informações Turísticas - Fixo - (88) 48883900
Delegacia - Fixo - (88) 36691290
Ass. de Condutores de Jijoca: - Tim - (88) 96290868